A Rota do Nankin
China
&Tibet
Com Tiffani Gyatso
&Catarina Gushiken
24 de maio a 16 de junho, 2025
Com foco no estudo e experiência na arte chinesa e tibetana
embebidos no conhecimento budista e taoista, passando por cidades históricas até o platô tibetano com templos, cavernas habitadas e os últimos artistas de uma linhagem ancestral. Com as artistas Tiffani Gyatso e Catarina Gushiken.
"Alcance o vazio absoluto, mantenha a quietude firme.
Todas as coisas florescem, mas cada uma retorna à sua origem. Este retorno à origem é a quietude, e a quietude é o retorno à vida."
- Tao Te Ching, Capítulo 16
ROTA DO NANKIM
Arte e Artistas da China e Tibet
Com Tiffani Gyatso e Catarina Gushiken
China: 24 de Maio a 4 de Junho
Tibet: 4 a 16 de Junho, 2025
Uma jornada que transcende o tempo e o espaço, uma interseção entre cultura, arte e espiritualidade pela China e o Tibete com as artistas Tiffani Gyatso e Catarina Gushiken. Desde os templos históricos de Beijing, onde a simetria arquitetônica e os rituais ancestrais evocam a harmonia confucionista, até as vastidões místicas do Tibete, com seus mosteiros e cavernas aninhados entre montanhas sagradas, cada passo dessa viagem será um convite à um novo pensamento e um resgate da expressão ancestral. O diálogo entre a paisagem dramática e as tradições vivas — como a caligrafia chinesa, a pintura de thangkas tibetanas, a escultura em metal, a cerâmica local e a arte cerimonial — revelará aos artistas a essência de um legado cultural onde o material e o espiritual se entrelaçam. Essa imersão não será apenas uma exploração estética, mas também uma descoberta interior, um convite para criar a partir da conexão profunda com o sagrado e o sublime.
Fotos acima: ruas e artistas de Chengdu
CHINA - LAÇOS ENTRE PASSADO E O FUTURO - UMA IMERSAO DE ARTE
Os primeiros dez dias iremos explorar a arte e a cultura da China, iniciando em Beijing e depois Chengdu ao sul, na província de Sichuan, o berço do Taoísmo, onde a natureza é ao mesmo tempo musa e cenário, faremos uma imersão artística guiada por duas artistas cujas trajetórias revelam a riqueza do encontro entre tradição e contemporaneidade. Com Tiffani Gyatso, aprenderemos a reverenciar o gesto contemplativo da arte sacra, onde cada linha carrega intenção e meditação. Sua prática nos convida a explorar o sagrado em nossa própria expressão criativa. Catarina Gushiken, por sua vez, trará sua energia vibrante e inovadora, nos desafiando a reinterpretar as técnicas ancestrais e a criar algo que ecoe o mundo contemporâneo.
Este será um espaço para explorar as interseções entre o tradicional e o moderno, o individual e o universal. No final, cada obra criada será um reflexo não apenas da técnica, mas de uma jornada pessoal e coletiva. No video abaixo, Catarina nos explica a alma dessa imersão. A imersão artísstica é baseada na nossa experiência da própria viagem, não é necessário experiência com arte, basta interesse, curiosidade e alegria em estar aprendendo e descobrindo arte na fonte de grandes mestres.
MISTICO TIBET - ARTE COMO UMA YOGA
A segunda parte da viagem seguiremos para o Tibet, visitando em Deger, uma gráfica que também é um templo, de impressão de xilogravura mais antiga da China e que sobreviveu à revolução cultural.
Seguimos e passaremos um dia muito especial em Dzogchen, conhecido pelos praticantes monásticos vivendo em mosteiros de grande escala e beleza e os monges-yogis que vivem em cavernas praticando meditação da linhagem dzogchen, ou “grande perfeição” - com uma caminhada de 2hrs por vales e rios, visitaremos a caverna de Yamataka, onde vive um dos meditantes ha mais de 20 anos e que de tempos recebe pessoas com quem Tiffani teve contato em 2024.
Imagens acima: fotos de Dzogchen e Dzongzar.
Finalmente seguimos e chegaremos no vale de Dzongzar dos artesãos do Centro Khyenle onde passaremos os restos dos dias e dedicaremos um dia para cada ofício com artistas locais as artes de: thangka (arte iconográfica do budismo), escultura em metal (cera perdida) e argila e caligrafia, além de caminhadas pelo platô tibetano conhecendo templos e cavernas onde meditantes vivem em prática espiritual. Abaixo assista ao video e conheça mais nosso local de residência, os artistas de Khyenle e as artes que estaremos experenciando.
O vale das Artes e Ofícios Tibetanos na China
Em uma aldeia remota no oeste de Sichuan, Maisu (Dzongsar) abriga uma comunidade vibrante onde artesãos tibetanos transformaram o patrimônio cultural em um modelo de vida próspero e sustentável. Com mais de 1.000 artesãos trabalhando em 27 oficinas, a vila é especializada em ofícios tradicionais tibetanos, como fundição por cera perdida, ourivesaria, cerâmica, pintura de thangka e entalhe em madeira. Essas atividades não apenas fornecem uma fonte de renda, mas também promovem flexibilidade e estabilidade para os moradores. Além disso, elas apoiam indiretamente outras tradições culturais, como a criação de iaques, a produção de manteiga e a música tradicional.
Breve Itinerário
CHINA (parte 1) De 24 de Março a 4 de Junho
1. 24/05: Chegada em Beijing recepção pelo guia e traslado para o hotel. Jantar de boas-vindas em um restaurante especializado em Pato Laqueado de Pequim.
2. 25/05: Visita à Cidade Proibida e ao Templo Celestial.
3. 26/05: Pela manhã, visita ao artista local Mr. Yan e, em seguida, ao distrito artístico 798 e a Rua cultural de Liulighang para mergulhar em antigas lojas de materiais artísticos.
4. 27/05: Dia inteiro dedicado à visitação da seção Jinshanling da Grande Muralha.
5. 28/05: Voo matinal para Chengdu. Mosteiro de Wenshu, famoso pelas cerimônias de chá e caligrafia no Xiangyuan. Jantar em um restaurante especializado em Mapo Tofu.
6. 29/05: Pela manhã, visita ao Monte Qingcheng e, à tarde, ao Museu Privado de Esculturas em Pedra Luyeyuan.
7. 30/05: Pela manhã, visita ao Centro de Pesquisa e Santuário do Panda Gigante, e à tarde, ao Museu Sanxingdui, de importante referência arqueológica que mudou a compreensão da história antiga da província de Sichuan..
8. 31/05: De Chengdu, viagem ao Buda Gigante de Leshan. Caminhada até o topo. Na parte de tarde viagem e visita ao Monte Emei (aprox. 1h20). Check-in no hotel.
9. 01/06: Dia inteiro de imersão artística no hotel.
10. 02/06: Dia inteiro de imersão artística no hotel.
11. 03/06: Dia inteiro de imersão artística no hotel, seguido de retorno para Chengdu à noite. Jantar que será também uma experiência do famoso “hotpot” de alta classe.
12. 04/06: Voo matinal de Chengdu para Kandze, Tibet para quem embarcar na parte 2 ou voo de volta para casa.
TIBET (parte 2) De 4 a 16 de Junho
-
4/06: Voo matinal de Chengdu para Kandze, Tibet para quem embarcar na parte 2 ou voo de volta para casa. Hospedagem em Dzogchen e visita ao mosteiro.
-
5/06: Caminhada no vale e visita à caverna Yamataka. Noite em Deger
-
6/06: Visita a antiga gráfica de Deger e arredores. Viagem para Dzongsar.
-
7/06: Caminhada pela manhã e visita à caverna e templo de Pema Champu.
Visita a todas as oficinas locais. -
8/06: Oficina de caligrafia tibetana com artista local.
-
9/06: Oficina de cerâmica com artista local.
-
10/06: Oficina de pintura de thangka com artista local.
-
11/06: Oficina de joalheria em metal com artista local.
-
12/06: Repetição da oficina de metal – último dia.
-
13/06: Caminhada pelo vale de Dorphu e templos.
-
14/06: Saída cedo para Ganzi, mosteiro de Ganzi e pernoite.
-
15/06: Voo para Chengdu e pernoite
-
16/06: Voo para casa
-
*** A viagem inicia em Beijing e termina em Chengdu. Para a compra da sua passagem internacional do voo do seu país à Beijing o retorno deve ser a partir de Chengdu. Caso queira retornar via Beijing, te apoiamos para organizar. (valor extra)
Viaje com
Tiffani Gyatso é uma artista brasileira cuja jornada é entrelaçada com os caminhos da espiritualidade e das tradições artísticas do Oriente. Especialista em Thangka, a arte sagrada do budismo tibetano, onde iniciou no mosteiro de Gandan, na Mongólia, e especializou-se no Instituto Norbulingka, na Índia de 2003 a 2006. Seu olhar inquieto a levou a desvendar os mistérios da geometria sagrada do Oriente Médio, passando pela Prince’s School of Traditional Arts, em Londres, e imersões de estudo no Marrocos. Entre 2007 e 2012, pintou os murais do templo do Centro Budista CEBB, em Viamão, RS. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Dulcina de Moraes, ela também explorou seus interesses na pintura contemporânea, a qual expos em Nova York em 2011 e 2015. Trouxe a importância do corpo no processo de criação em perfomances inspirada pelos ensinamentos de seus professores de dança Yumma Mudra e Raji e seu professor de pincel chinês, Alok Hsu Kwang-han.
Hoje, nas montanhas de Extrema, MG, coordena o vive no Atelier YabYum, onde oferece imersões e produz suas criações. É autora do livro "Vida e Thangka". Desde 2012 ela leva anualmente grupos de estudo para India, Butão e outros países do Oriente e passa grande parte do ano na Asia.
Ela se considera uma artista peregrina, sempre em busca por aprender com mestres dentro de seus contextos culturais e por isso viaja para muitos lugares inexplorados, em uma busca incessante de tocar o invisível dentro do coração da essência do ser humano capaz de expressar de infinitas formas e cores.
CÄTA Catarina Gushiken é artista visual, nasceu em São Paulo, Brasil, em 1981. Vive e trabalha na cidade de São Paulo.
Seu processo criativo envolve investigações sobre identidade, ancestralidade e origem. Iniciou sua pesquisa a partir de arquivos de família, realizando a tradução de cartas e diários escritos em uchinaguchi, antiga língua indígena de Uchina, hoje Okinawa/Japão. deixados por seu avô, que datam desde 1936. Por meio desta investigação surgiu o trabalho Caligrafias Sensitivas, em parceria com o artista e fotógrafo Gal Oppido. Catarina vem experimentando, além do desenho e pintura, conexões entre a escrita assêmica, corpo e dança e participou do espetáculo “Jardim Oriental dos Primeiros Desejos”, dirigido por Ismael Ivo, junto ao Balé da Cidade de São Paulo, realizado no Instituto Tomie Ohtake (2019), o espetáculo musical Sanshin, dirigido por Caito Marcondes, apresentado no Sesc Pompéia (2023), a performance caligráfica Corpos em Conjunto na Pinacoteca do Ceará (2024), a performance MA durante a palestra de Michiko Okano no Sesc Consolação (2024) e a performance Caligrafias Sensitivas na Casa de Cultura Japonesa | Centro Interdepartamental de línguas - USP (2024).
As artes de Catarina são a manifestação das confluências e compartilhamentos com outros seres e suas percepções de mundo, são a própria diversidade de memórias que emergem destes encontros com existências tão plurais.
Detalhes
NÃO INCLUSO
- Voo internacional de sua casa para Beijing com volta via Chengdu. (a viagem começa e termina em lugares diferentes)
- Seguro de viagem
- Visto e outras taxas documentais
- Bebidas e Refeições não mencionadas
- Gorjetas (normalmente o grupo adiciona alguma quantia para gorjetas comuns dadas ao guia principal para administrar)
INCLUÍDO China
-
Pick up no aeroporto em Beijing
-
1 voo de Beijing para Chengdu
-
Todos translados terrestres em mini bus A/C
-
11 pernoites Hoteis 3+ estrelas
-
Todas as refeições (café, almoço, jantar)
-
3 dias de Imersão / workshop
-
Guias e tradutores locais
-
Acompanhamento de Tiffani e Catarina
INCLUIDO Tibet
-
2 voos, ida e volta de Chengdu à Ganze
Todos translados terrestres em mini bus A/C
-
12 pernoites Hotel familiar e pousadas locais
-
Todas as refeições (café, almoço, jantar)
-
5 dias de workshop com artistas tibetanos + material
-
Guias e tradutores locais
-
Acompanhamento de Tiffani e Catarina
Valores e inscrição
(Parte 1) CHINA: Beijing, Chengdu, Leshan:
24/5 a 4/06 (11 noites)
Quarto Duplo: US$4.200 (por pessoa)
Quarto individual: US$5.100 (por pessoa)
(Parte 2) TIBET: Ganze, Dzogchen, Deger, Dzongsar, Chengdu:
4/06 a 16/6 (12 noites)
Quarto duplo com banheiro privado: US$ 3.400
*Apenas opção de quarto duplo
(Parte 1 e 2) CHINA e TIBET, 24/5 a 16/6 (23 noites)
Quarto Duplo: US$6.990 (já com US$710 de desconto p/ as 2 partes)
Quarto individual (apenas parte China): +US$900
*** A viagem inicia em Beijing e termina em Chengdu. Para a compra da sua passagem internacional deve chegar em Beijing e partir de Chengdu. Caso queira retornar via Beijing, te apoiamos para organizar. (valor extra)
*** Quem participar apenas da Parte 2, Tibet, pode voar ida e volta de seu país para Chengdu (não inclui Beijing)
COMO GARANTIR A SUA VAGA:
-
Solicite inscrição escrevendo para: arteperegrina@gmail.com
-
Não é necessário experiência com arte, basta interesse, curiosidade e alegria em estar aprendendo e descobrindo arte na fonte de grandes mestres.
-
Você pode se inscrever apenas na PARTE 1 (China) ou PARTE 2 (Tibet) ou os dois já com desconto como apresentado. Sugerimos que possa fazer o pacote inteiro para uma experiencia mais completa :))
-
Vagas limitadas para 14 participantes.
-
Após sua inscrição você será convidado para alguns encontros no zoom preparatórios para a viagem, todas as dúvidas práticas serão esclarecidas nesses encontros e informações extras sobre os lugares e costumes para estar bem preparado para essa grande viagem.
-
Alguma dúvida, pergunta ou comentário?
Sabemos que é uma viagem longa e muito especial, por isso sinta-se à vontade para marcar um chat no zoom, sem compromisso, para esclarecer qualquer dúvida.
Tiffani: arteperegrina@gmail.com
Nota: Reconhecemos que a China é um lugar pacifico, não temos envolvimento politico em nenhuma escala e nunca tivemos. Não temos a intenção de promover nenhuma discussão politica também. Somos um grupo de artistas interessados na arquitetura e nos artistas locais e suas técnicas de pintura. Apreciamos e aprendemos com a a rica cultura chinesa e esperamos ser recebidos, como ja fomos recebidas no passado, com grande hospitalidade. Desejo promover a rica arte de pintura e caligrafia do território todo da China, que inclui o Tibet, sem nenhuma objeção.